» Home » Eventos » Sociais » Vigésimo Segundo Encontro dos Antigos
Alunos do Liceu Nacional da Horta, Açores
Vigésimo Segundo Encontro dos Antigos
Alunos do Liceu Nacional da Horta, Açores
Textos e Fotos: Carlos e Natividade Ledo Adiaspora.com
Nos passados dias 10 e 11 de Outubro de 2010, o "Sport Clube do Lusitânia de Toronto" foi palco para este grande evento, o vigésimo segundo encontro dos antigos alunos do Liceu Nacional da Horta, Açores, um trabalho de equipa formada por: José Ilídio Ferreira, Fátima Toste, António José Medeiros, Fernando Flores, José Simões da Rosa, Francisco Leal, Jorge Almeida e Maria Santa Bettencourt.
Foto para posteridade
Este evento contou com a presença de alguns convidados vindos dos Açores, mais propriamente da Ilha do Faial, assim como também dos Estados Unidos da América, vindos, deste último, expressamente cerca de trinta pessoas e do outro lado do Atlântico, da Ilha do Faial, a Dra. Filomena Pinheiro, (Professora da Escola Secundária Manuel de Arriaga então chamado Liceu da Horta); Engenheiro Ângelo Duarte, presidente da Câmara do Comércio e Industria da Horta, Dr. João Castro, Presidente da Câmara Municipal da Horta e o Comendador Genuíno Madruga além da banda musical "Plano B" formada pelos seguinte membros: Joana Moniz, Victor Lopes, Paulo Costa, Rómulo Garcia, Pedro Capela e Rute Duarte.
João Castro, Filomena Pinheiro, Genuíno Madruga, Fátima Toste, José I. Ferreira, Ângelo Duarte, José Simões da Rosa
Neste domingo pelas 15 horas, iniciavam-se estas comemorações com Fátima Toste e José Ferreira a darem as boas vindas, tendo de seguida servido o esmerado almoço, bem à moda açoriana, seguindo-se as apresentações dos convidados e seus respectivos discursos, falando daquele maravilhoso pedacinho de terra que é sem dúvidas a linda Ilha do Faial, da sua economia e melhoramentos um prelúdio de um futuro promissor, encorajando e incentivando os açorianos na diáspora a investir na ilha, com o apoio do Governo Regional. Falou-se também da grande mudança e renovações nas antigas instalações antes conhecidas por "Liceu da Horta" hoje totalmente renovadas sob a designação "Escola Secundária Manuel de Arriaga". Mais tarde deu-se o ponto mais alto da tarde, com o Comendador Genuíno Madruga, navegador solo e aventureiro que realizou a volta circum-navegação ao mundo a bordo do seu veleiro pela segunda vez.
A apresentação de boas vindas por José I. Ferreira
Genuíno Goulart Madruga, um açoriano nascido na Ilha do Pico, Açores, actualmente vivendo na Ilha do Faial, pescador de profissão, homem sonhador e aventureiro e experiente nos mares, o Mar dos Açores, que o rodeia no seu dia-a-dia. Genuíno Madruga, sonhava um dia dar a volta ao mundo abordo do seu veleiro, quando a certa altura da sua vida, este sonho tornou-se realidade, não só com uma vez mas sim com duas viagens de circum-navegação, a primeira no dia 28 de Outubro do ano 2000, a bordo do seu veleiro que baptizou de "Hemingway", regressando à Ilha do Pico, a 18 de Maio de 2002, com um percurso de 13 meses. Mas este reputado aventureiro não se ficou por aqui e, a 25 de Agosto do ano de 2007, sai pela segunda vez, numa segunda volta ao mundo a bordo daquele seu fiel veleiro, desafiando bravamente de novo os mares, ventos, tempestades e marés, regressando finalmente ao ponto de partida, à Ilha do Pico, no dia 6 de Junho de 2009, Genuíno por onde passava foi sempre bem recebido, e hoje é mundialmente conhecido e respeitado. É um homem simples e meigo, corajoso e aventureiro, que conseguiu realizar os seus dois grandes sonhos.
Comendador Genuíno Madruga durante a sua apresentação
A 10 de Junho de 2003, Genuíno Madruga foi agraciado pelo Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, com grau da Ordem do Infante D. Henrique. Outras honrarias se seguiram desta pela Associação Nacional Cruzeiros que deu o nome Troféu de Genuíno, a uma Regata de Navegadores a Solo e, por sua vez, os Escuteiros Marítimos do "Corpo Nacional de Escutas de Ponta Delgada", decidiu criar uma campanha intitulada "Genuíno Madruga" tendo todos os órgãos de Comunicação Social, por sua vez, levado a noticia por todo o mundo da aventura e o marco histórico de alto valor deste grande homem, Genuíno Madruga.
Farto e deliciosos Bufete
Neste mesmo domingo, dia 10 de Outubro, no "Sport Clube Lusitânia de Toronto", Genuíno Madruga deixou um marco histórico nesta sua passagem nesta reunião dos Antigos Alunos do Liceu Nacional da Horta, sendo ele próprio um daqueles ex-alunos, foi bem acarinhado e recebido pelas suas gentes, que, apoiando a sua intervenção. passou no ecrã gigante, muitas imagens destas suas viagens, onde era visível o carinho das nossas comunidades e outras por onde passava, e a linguagem simples e clara como descrevia estas extraordinárias aventuras, tendo, no final da apresentação destes diapositivos, sido alvo duma calorosa salva de palmas por quantos enchiam aquele salão nobre.
Presidente da Câmara da Horta Dr. João Castro
No meio das intervenções, o Dr. João Castro, Presidente da Câmara da Horta, ofereceu à organização deste evento uma medalha e brasão da cidade da Horta.
Presidente da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, Eng. Ângelo Duarte
Ainda o domingo a noite já ia longe, um serão bem animado, quando José Ilídio Ferreira anunciou o responsável pelo evento do próximo ano de 2011, para este convívio dos Antigos Alunos do Liceu Nacional da Horta, que ficará a cargo de Rui Baptista, residente nos Estados Unidos da América, mais propriamente na cidade de Taunton, em Massachussets/Nova Inglaterra.
Rui Baptista indigitado para organizar o próximo encontro de 2011
De certo, que este evento foi mais um marco histórico neste convívio anual inesquecível desta organização, só nos resta desejar mais sucessos para o futuro, e que afinal, recordar é viver, e é nesta palavra saudade que se exprime o profundo sentimento das nossas gentes.
Professora Filomena Pinheiro
Nesta tarde de domingo, o espaço de entretenimento ficou a cargo do grupo musical "Plano B", cujos membros são também ex-estudantes daquele Liceu, e que veio expressamente daquela Ilha do Faial, para abrilhantar este evento, apresentou temas bem regionais, culminando no encerramento da sua actuação com o lindo tema "Ilhas de Bruma", um autêntico hino de amor e saudades por aquela Região e que maravilhou todos os presentes.
Ex-estudante do Liceu da Horta, Rui Amaral
O som esteve ao cuidado de "Martins Sound Mix Intertainment Inc.", de Joe e Maria Martins. Nesta noite foi ainda servido um bufete bem tradicional e regional à moda dos Açores.
Grupo Musical Plano B
No dia seguinte, segunda-feira, a festa continuou, com uma exposição de produtos regionais, onde os queijos, doces, produtos da terra e do mar como o atum em conserva, frutos e outros foram expostos e degustados por quantos ali presentes maravilhando o palato mais exigente.
Muita alegria e dança no salão
Na terça-feira os presidentes da Câmara Municipal da Horta e da Câmara de Comércio e Industria desta cidade, respectivamente, Dr. João Castro e Engenheiro Ângelo Duarte, juntamente com o Comendador Genuíno Madruga e de alguns empresários locais foram recebidos pelo Ministro do Trabalho do Ontário, o luso-canadiano Peter Fonseca, no dia 12 de Outubro, na cidade de Mississauga, tendo sido, segundo nos foi informado, uma reunião bastante produtiva para um futuro relacionamento comercial entre o Canadá e a Região dos Açores com uma possível expansão no campo da importação e exportação de produtos manufacturados e não só, após que procedeu-se a um cruzeiro com almoço tipo bufete pelas ilhas de Toronto numa embarcação cujo proprietário, José Simões da Rosa, é também um ex-aluno do Liceu da Horta e a residir há longos anos nesta capital do Ontário onde exerce a profissão por conta própria na industria seguradora com escritório aberto na Dundas St. West e Dufferin.
Mário Gomes, Ângelo Duarte, Ministro do Trabalho Peter Fonseca, João Castro, Fátima Toste, José I. Ferreira, Genuíno Madruga, José Simões da Rosa
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Slideshow Adiaspora.com
Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas: